Globalização e crescimento econômico

Images 2

            Nesta linha de busca de indicadores, parece que devemos aceitar que a melhoria do bem-estar material depende do crescimento econômico. Portanto, antes de tudo, é necessário descobrir se existe alguma relação entre globalização e crescimento.Em termos de comércio, a academia do importador  encontra uma correlação positiva entre o crescimento do comércio internacional eo crescimento do PIB e, embora existam diferenças entre os autores, nenhum economista hoje afirma que a proteção contra o comércio externo é boa para o crescimento ; e todos os mais respeitáveis ​​são claramente a favor da abertura externa. Ou seja, a globalização comercial favorece o crescimento. Em apoio da mesma convicção, a Organização Mundial do Comércio (OMC) argumenta que qualquer barreira ao comércio internacional aumenta os preços das importações e os custos de produção domésticos, restringe a escolha do consumidor e reduz a qualidade. Essas barreiras atuam como um imposto e, portanto, a sua eliminação equivale a uma redução de impostos, com o consequente aumento da renda disponível dos consumidores.

 

            Globalização financeira Em termos de globalização financeira e seu impacto no crescimento, a maioria dos estudos empíricos mostra uma relação positiva entre o crescimento e as entradas de capital e a liberalização dos mercados financeiros globais. Embora as conclusões extraídas dos vários estudos, em termos quantitativos, diferem, não parece razoável aceitar que passar de um sistema financeiro fechado para um totalmente aberto pode significar aumentos na taxa de crescimento econômico de entre 1,3 e 1,6 pontos percentuais. anual

 

            Para concluir estas considerações em relação ao impacto da globalização comercial e financeira sobre o crescimento econômico, parece apropriado fornecer um texto de Jeffrey Sachs (1997) citado por Guillermo de la Dehesa em seu recente livro Compreensão da Globalização. Ele diz: "O capitalismo global é certamente o arranjo institucional mais promissor para a prosperidade mundial que a história já viu. Mas o mundo vai precisar de sabedoria e força para explorar seus benefícios potenciais, e para isso deve liderar um sistema aberto baseado em regras estáveis ​​baseadas em princípios aceitos em todo o mundo ".

 

            O apelo de Jeffrey Sachs à sabedoria lembra as palavras que João Paulo II pronunciou em 1 de maio de 2000, em Tor Vergata, afirmando que "a globalização é hoje um fenômeno presente em todas as áreas da vida humana, mas é uma fenômeno que deve ser gerenciado com sabedoria. É necessário globalizar a solidariedade ".

 

            Em efeito; A solidariedade e a subsidiariedade, os dois grandes princípios da Doutrina social da Igreja, têm muito a contribuir para um tratamento de globalização que leve em conta as demandas das pessoas. Mas teremos tempo para expandi-lo. Agora estamos interessados ​​em avançar na análise da globalização, passando do crescimento econômico, que acabamos de estudar, do impacto da globalização sobre a renda per capita, como o principal indicador do bem-estar material.